Desabafo de uma estudante (que ainda nem começou)

By Dari - fevereiro 10, 2018



Minha faculdade começa daqui alguns dias e mesmo sem ter começado me assusta ouvir tudo que ouço sobre a vida universitária de pessoas que também trabalham. Talvez daqui um ano possa falar melhor disso, mas eu quero falar hoje, pois o que observo é que precisamos viver, precisamos ter tempo para nós, mas me diga que tempo? Nossos dias infelizmente só têm 24 horas e não há nada que possamos fazer para mudar isso.

Eles dizem que precisamos trabalhar! Um trabalho nos toma 9 horas, pois a 1 hora de almoço dedicamos a cozinhar ou achar um lugar para comer e se sobrar alguns minutos descansamos.
Ouvimos o tempo todo que precisamos estudar para ter um futuro melhor! A faculdade nos leva mais 3 horas do nosso dia. 
É preciso praticar  esportes! 1 hora por dia de academia acredito que seja o suficiente.
Não podemos esquecer de nossas preciosas 8 horas de sono que é o essencial para uma boa qualidade de vida.
Já se foram 21 horas do nosso dia, resta-nos 3 horas.
Quanto tempo mesmo passamos no trabalho, 9 não é? Mas e o deslocamento até ele? Me diga um lugar onde o horário das 7h da manhã ou às 18h da tarde tenha um trânsito calmo. E ainda não achei uma faculdade que fique ao lado da minha casa, joguemos 2 horas de deslocamento entre trabalho, casa e faculdade.
E não podemos esquecer que nossa casa deve estar sempre limpa e bem arrumada.
Precisamos de tempo para concluir trabalhos da faculdade e por favor vocês que já estão por dentro do assunto, quão fácil é um trabalho de faculdade? Usamos CTRL+C  CTRL+V e está tudo certo? Não acredito que seja isso que me espera. 1 hora não é o suficiente para concluir um trabalho, então jogamos para o final de semana e o que ouvimos mesmo? Você é novo tem que sair aproveitar a vida! Pobres tolos.

O que oferecemos é tempo, nós ganhamos dinheiro entregando o tempo que temos que seria útil para aproveitarmos as nossas vidas. Estudantes passam seus finais de semana inteiros fazendo trabalhos, tentando encaixar tudo na rotina e manter uma boa qualidade de vida, com toda a pressão sofrida na faculdade e as obrigações do trabalho não é tão fácil assim termos uma saúde mental. 

Pensemos também no quão difícil é manter uma vida financeira estável, não é fácil conseguir uma bolsa de estudos quem não teve dinheiro para pagar um bom curso preparatório. Para ir a faculdade é preciso pegar às vezes até mais de um ônibus e onde eu moro a passagem está R$4,50. Sem contar que na maioria é preciso usarmos do nosso dinheiro trabalhado para arcar com as mensalidades da faculdade, adicionando aí os xerox necessários que os professores tanto pedem.

Nós vendemos o tempo que poderíamos passar com a nossa família, aproveitando nossos amigos ou apenas assistindo uma série ou lendo algum livro de nosso interesse. Nosso tempo é vendido e o que nos resta é um pouco de dinheiro nada justo pelo que estamos abrindo mão. Meu recado a todos que passam por isso é: cuidem de sua saúde mental que é a única coisa que nos mantém firmes nessa vida, se for preciso buscar tratamento, não pense duas vezes. Não é fácil, mas o que sempre ouvimos é que ganharemos muito, que vai valer a pena todo nosso sofrimento (se conseguirmos chegar até o fim).

  • Share:

You Might Also Like

14 comentários

  1. Exatamente! Nada paga a nossa saúde mental. Aprendi à duras penas, mas aprendi.

    Super beijos,
    Neila Bahia - Blog Insanos Dezembros ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada mesmo,levo esse pensamento para a vida também.

      Beijinhos ;*

      Excluir
  2. Passei por tudo isso, me tocou muito seu texto. Eu trabalha e estudava, minha faculdade era a 1 hora e meia de casa e ainda pegava dois ônibus. Quase todos os dias chegava esgotada em casa. E com toda certeza temos que cuidar da nossa saúde mental!

    www.shirlenesouza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é difícil demais eu sei, claro que não é impossível, precisamos ser forte o bastante para conseguir completar o que queremos, mas jamais deixar nossa saúde mental de lado!

      Excluir
  3. Posso falar um negócio? Não pira vai. Sabia que assisti a um filme, A Beleza Oculta, e ouve um personagem no filme, o Tempo, que disse o seguinte uma mulher que queria ser mãe, mas pensava que o tempo dela estava acabando. Nós temos tempo para tudo, tudo mesmo. O tempo é infinito, somos nós que dizemos que ele vai de janeiro a dezembro, que o dia possui 24 horas e por ai vai. A questão do ser humano é que ele sempre está ansioso por alguma coisa, para alguma coisa. Você pode trabalhar, estudar, fazer academia, ler um livro, dormir e por ai vai. O tempo é infinito, ele existe independente de nós. Ele não precisa de horas, segundos, minutos, meses, anos. Somos nós que precisamos cronometrar o tempo. E cronometrar para quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade meu tema principal é sobre a cobrança que temos da vida, temos que nos virar nos 30 e muitas pessoas acabam ficando doentes com tanta pressão que recebem, chegam até a desistir do que tanto sonharam porque chegam exaustas em casa, porque só dormem 5 horas por dia. Tantas pessoas têm sua saúde mental afetada por conta de tudo isso que acontece, o tempo é infinito ao mundo, mas para nós é limitado, quantas pessoas morrem sem aproveitar o tempo que tanto queriam? Como você disse ele é infinito e independente de nós, mas nós somos dependentes dele para conseguirmos viver nossa vida da melhor maneira possível. Precisamos "cronometrar" o tempo para poder encaixar uma saída com amigos, porque a faculdade ou o trabalho nos toma 50% dele.
      Não estou pirando, não estou dizendo que é impossível fazer o que queremos fazer, só estou dizendo que é difícil e muito cansativo e que realmente precisamos "não pirar", manter uma mentalidade boa e saudável!

      Excluir
  4. Menina, parece que eu tava lendo minha mente ao ler esse texto, mas é verdade, é insano, é difícil, mas se organiza que vai, tudo na vida se conquista com esforço, estou concluindo minha segunda graduação e estou no meu quarto emprego, e te falo, não é fácil, mas seja forte, seja resiliente e recomece quantas vezes for preciso, e aproveite cada momento bom, pois momento não volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a realidade de muita gente, com certeza vou me esforçar muito e sei que vou conseguir, nada vem de graça e nem fácil! Muito obrigada <3

      Excluir
  5. Muita sorte, muita luz, muito sucesso na sua vida acadêmica. Que você se realize fazendo o que gosta.

    De Menina a Mulher

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada eu desejo o mesmo para você, sucesso e felicidade na sua vida e carreira, beijinhos <3

      Excluir
  6. Conheci seu blogue agora e dei uma olhadinha em alguns posts ameiii demais
    Adorei o blogue e já te sigo
    Ganhou uma leitora fiel
    Beijos,

    Por favor passe no meu blogue e nos siga
    https://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/02/4-penteados-para-cabelos-cacheados.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, muito obrigada pelo carinho, fico muito feliz em ler isso de verdade <3
      Com certeza vou dar uma olhada no seu cantinho também, beijinhos ;*

      Excluir