Resenha: Um dia, Por: David Nicholls

By Dari - janeiro 27, 2018



Título: Um Dia (One Day)
Editora: Intrínseca
Páginas: 416



Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.


No dia 15 de Julho de 1988, conhecido como o dia de São Swithin, Dexter e Emma se conhecem e têm uma linda noite juntos no dia após a formatura. Emma uma garota romântica que sonha em ser escritora, mas não tem muita previsão de seu futuro e o aventureiro Dexter, com seus pais cheios de dinheiro, planeja começar seus dias pós-formado viajando pelo mundo, curtindo o máximo de festas e mulheres que conseguir. Mas o que nenhum deles imaginava é o quanto esse dia seria importante para ambos. Dali em diante nenhum deles consegue tirar da cabeça o que tiveram,então se inicia capítulos da vida deles todos os anos no mesmo dia, o que estão fazendo cada ano depois do dia em que se conheceram, tornam-se melhores amigos mesmo sabendo que o que sentem um pelo outro é muito mais do que isso. Emma sempre se mostrando presente, escrevendo cartas e Dexter apenas mandando cartões postais dos lugares por onde passa, com breves frases de resposta. Será que suas vidas saíram como planejavam?  Seriam capazes de viverem longe um do outro depois do que passaram?

Com o tempo cada um tem suas experiências de vida, até se encontram algumas vezes para colocar a conversa em dia e matar as saudades, sempre tentando manter o máximo de proximidade e contato possível, mas em alguns capítulos eles estão afastados, cada um no seu mundo, totalmente diferentes de quando se conheceram, não deixando transparecer o sentimento real existente dentro deles. O leitor acompanha a evolução dos personagens, cada decisão boa ou ruim que tomam e que os faz mudar completamente, nos faz entrar na história e nos encantarmos com eles.

Esse livro nos faz pensar em como levamos nossa vida ou como ainda podemos levá-la depois do término de nossos estudos. Vale a pena somente viver como se fosse nosso último dia, sem termos metas e planos para nosso futuro? Até quando nós seremos "novos ainda para pensar nisso"? Não é apenas um romance para nos apaixonarmos e chorarmos e termos muitos sentimentos, é para refletirmos do que podemos nos tornar em nosso futuro e o que podemos fazer agora para mudarmos. 

É uma história incrivelmente envolvente, escrita em terceira pessoa, de fácil entendimento e leitura. O autor detalha bem cada ano na vida dos personagens, deixa o leitor cada vez mais envolvido e curioso querendo saber qual será o desfecho da vida dos dois "amigos". Não deixa nada confuso, o final me surpreendeu bastante, mas não me decepcionou de nenhuma forma, apenas me deixou compreensiva.


Minha nota para o livro é 5 porque acho que ele nos passa muito mais do que um romance de escola, ele nos faz refletir sobre nossos atos e nossa vida.

E você já leu esse livro ou pretende ler? Se já leu, gostou? Conta para mim aqui nos comentários para compartilhar sua experiência. Beijinhos ;*

  • Share:

You Might Also Like

4 comentários

  1. AHHHHH PARA TUDO! Vc acredita se eu disser que eu SONHO em ler esse livro?!
    Até hoje nunca vi o filme porque quero muito ler o livro.
    Realmente parece ser aquele tipo de livro cheio de reflexões sobre a vida e eu amo histórias assim, onde os personagens com o passar do tempo amadurecem e a gente lendo, amadurece junto.
    Acho isso especial

    Beijooos

    PS:Você falou lá no meu blog sobre conversar e eu tô super aberta pra isso! Me chama no facebook se quiser ele ta embaixo da minha foto de perfil la no blog :)

    Bjs!!

    Meu Blog <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acreditooooo, ele é demais por favor não perde tempo!! Eu também estava esperando ler o livro para ver o filme e isso não vai passar desse fds, vai ter resenha do filme também!!
      Sim é um livro bem tocante, faz-nos pensar bastante sabe, super indico.

      Beijinhos

      Ps: Já to correndo no seu blog fazer isso tá, beijinho ;*

      Excluir
  2. Oii Dari, tudo bem? Eu sempre ouço falar desse livro, parece ser bem interessante mesmo. Pela sua resenha me lembrou um pouco de "simplesmente acontece" mas não sei se tem algo a ver mesmo. Parabéns pelo blog! Gostei muito da forma que você escreve e já estou a segui-la! <3 Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie tudo sim, olha esse eu ainda não li, mas já vou atrás para ler kkk ele é bem bom mesmo.
      Muito obrigada mesmo, beijinho <3

      Excluir