Resenha: Extraordinário Por: R. J. Palacio

By Dari - janeiro 15, 2018




Título: Extraordinário (Wonder)
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Sinopse:August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.


Essa é a história de August Pullman, um garotinho de 10 anos que por conta de uma falha genética nasceu com uma grande deformação facial. Tem pais e uma irmã super protetores e por conta da questão facial e de todas as cirurgias que teve que enfrentar por causa dela nunca frequentou a escola. Tem também alguns amigos que moravam perto de sua casa, mas acabaram se mudando e se afastando um pouco. Por onde passa, Auggie é alvo de olhares estranhos, cochichos e todo tipo de reação negativa, pois essa falha que ele possui acontece 1 vez a cada 4 milhões e não é reversível nem mesmo com todas as cirurgias que ele fez ao longo da vida.
 Apesar de não ir a escola, sua mãe lhe dava aulas em casa para deixá-lo por dentro dos conteúdos mesmo não sendo professora, até que um dia ela decide que está na hora de ele ter professores de verdade, o que claro o deixa contrariado inicialmente, seu pai também não adota muito a ideia. Então ele é matriculado no 5º ano da escola particular Beecher Prep, que por sinal não é tão fácil assim de entrar. Sua mãe o leva para conhecer a escola e o Diretor, isso o deixa mais animado, então ele começa a mudar seu pensamento de que a escola não é um bom lugar, pode ser que ele se adapte, além do mais ele pode desistir a hora que quiser.


"Preceito de setembro do Sr. Browne: Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil." (Página 55)

Após aceitar a ideia de iniciar o estudo, August consegue 2 amigos, Jack Will e summer, o que já o deixa um pouco mais confortável, mas também começa a passar por inúmeras situações, pois apesar de ele já ser acostumado com olhares em sua volta por onde ele passa, na escola pode ser bem pior, ele vira alvo de comentários cruéis e bilhetes maldosos de alguns colegas, até mesmo de um de seus únicos amigos. Uma decisão deve ser tomada por ele: Continuar na escola sendo forte e enfrentando as maldades ou desistir de tudo e voltar a sua tranquila rotina em casa, protegido por sua família.

"É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante." (Página 222)

Extraordinário é um livro que te conquista já nas primeiras linhas, é narrado em primeira pessoa, dividido por partes onde mostra a visão de alguns personagens para com o menino Auggie. Tem uma escrita fácil de interpretação, consegui ler em apenas 3 dias.
Ele mexe com os nossos sentimentos, nos fazendo refletir em momentos da nossa vida e em quantas vezes pudemos ter magoado algum "Auggie" em nossa vivência. O livro mostra principalmente o amor familiar, do menino com seus pais e sua irmã e o contexto de amizade, até onde a aparência importa? É mesmo importante ficar perto de pessoas populares e deixar de lado os que realmente te fazem bem, apenas pelo que os outros pensam? Ele fala bastante sobre gentileza, o que todos deveríamos ser reforçados ao longo da nossa vida, o quanto a gentileza é importante para uma boa vivência, a diferença que isso pode fazer na vida de alguém.

"Não basta ser amigável, você tem que ser amigo;" (Página 312)


É um livro maravilhoso, eu comprei para ler antes de assistir o filme e não vejo a hora de assistir e me apaixonar ainda mais. Vou dar 5 porque não tem mais que isso.

E você já leu esse livro ou tem vontade de ler? Conta para mim nos comentários, até mais beijinhos  ;*


  • Share:

You Might Also Like

6 comentários

  1. Eu sou simplesmente louca pra ler esse livro. Ouço muita coisa positiva sobre ele desde o lançamento. Ainda não tive como comprar ele, mas pretendo fazer isso em breve.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é maravilhoso demais, leia ele e se apaixone por cada página, eu já estou até com vontade de ler de novo acredita? beijinhos ;*

      Excluir
  2. Que livro maravilhosooo! já li varias vezes. já assistiu o filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm assisti essa semana, chorei horrores, maravilhoso demais não é?

      Excluir
  3. Adorei o post! Eu já estava louca para ler o livro, com essa resenha fica difícil não comprar. Tava morrendo de vontade de assistir o filme mas não deu tempo :/

    Beijos.
    www.floresceraalma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso demais, leia o livro e assista o filme e se apaixone e chore muito, você vai amar mesmo, beijinhos ;*

      Excluir